O poder da independencia

O poder da independencia

Blog, Varios

Estava pensando sobre  o poder desta palavra, de como ela marcou gerações e como esteve presente nas histórias, nos livros, na vida dos nossos antepassados e parece que o passado sempre se torna presente, então esta palavrinha nos segue e persegue, mas que poder ela tem?

O que realmente significa ser INDEPENDENTE, é atingir os tão sonhados 18 anos, a maior idade, é quando podemos decidir, podemos querer e viver nossos quereres? E o que queremos? Quais as consequências desta maior idade, qual é o preço a pagar pela independencia?

Quem está por de trás desta palavra, deste ato? Lembrei então de uma música de Legião Urbana que diz: “Existe alguém que está contando com você Pra lutar em seu lugar já que nessa guerra Não é ele quem vai morrer.” Por quem realmente lutamos? Nos fazem acreditar em uma utopia, em um mudo mágico, quem sustenta toda esta guerra? Quem se fere nos enfrentamentos, quem paga os mais altos impostos? Não são os partidos, nem os políticos e sinto pesar em dizer que somos nós, são meus irmãos, meus pais, são meus amigos e lutamos com unhas e dentes defendendo uma ideologia que nem ao menos é nossa, apenas foi uma semente plantada em nosso coração para que possamos lutar no lugar destes grandes ‘ideologistas”.

E lembro de mais um trecho de uma música: “Nos defendemos tanto tanto sem saber. Porque lutar.”

Por quem realmente estamos lutando?  Enquanto nossa luta envolver politica, envolver partidos, nunca seremos de fato maior de idade, primeiro devemos lutar por nós, por nossos entes queridos, pelo resgate de nossa cultura e valores, vamos lutar por justiça e paz, por que violencia só gera violencia e neste cenário não vejo políticos feridos em nenhum dos lados, nem um arranhão, por que somos nós que lutamos por eles, somos nós que pagamos o alto preço desta luta.

E quando a democracia for traduzida por respeito, por justiça, por paz, então enfim vou entender que conseguimos ser Independentes.

E só para complementar, se ainda não ficou claro, vai alguns significados para a palavra INDEPENDENTE:

  • Que não depende de ninguém; livre.

  • Que se comporta com autonomia e não se deixa influenciar por (algo ou alguém).

  • Que não se deixa submeter; insubordinado.

  • Desprovido de compromisso afetivo; sem laços sociais, amorosos e/ou morais; desobrigado.

  • Que não se interessa nem segue doutrinas, movimentos, religiões, ideias ou quaisquer conceitos ligados ao modo de vida convencional; liberal.

  • Que exerce sua profissão de maneira própria; sem qualquer tipo de vínculo de emprego; autônomo: trabalhador independente.

  • Que pode realizar seus desejos e/ou próprias necessidades monetárias; que possui muito dinheiro; abastado.

De quem somos então independentes?

 

1 comment

  1. Posted by Carlos Maciel, at Responder

    Essa “coisa” chamada independência, é difícil de se ter. O ser humano – e ele mais que outros seres vivos -, assim como tudo na vida, depende de outro ou de algo, então nunca se é independente. Se tratando de políticos, só o povo vai a luta para o interesse deles, só o povo se “arranha”.

Post your comment