Ó ‘Copa’ amada Idolatrada Salve! Salve!
Outros 4 anos já se passaram e voltamos a cobrir o país de verde a amarelo e quem não está no Brasil saiu espalhando o ‘verde-louro dessa flâmula’… houve momentos em que pensei como podemos gritar tão alto ‘Terra Adorada’ em meio a condição atual do país, nesta crise nos quatro cantos em que atingimos e violamos os nossos direitos fundamentais como o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, por não falar de muitos outros direitos sendo pisados por partidos e por um sistema corrupto em que tornam ‘os filhos deste solo’ impotentes, mas nunca pequenos.
E soa a cinismo, rir e gritar o gol em tempos de angústia, no entanto, ‘veremos que o brasileiro não foge à luta’ mas sendo realmente brasileiro o ‘amor eterno é o símbolo’ de que somos superiores aos problemas enfrentados, vejo pessoas que nem de futebol gostam roerem as unhas, chorarem com o hino e se emocionarem com o gol. Percebo então que não se trata do futebol, não se trata da copa, se trata da cultura brasileira.
Quem não se reúne com os familiares e amigos para assistir um jogo do Brasil? É uma reunião, de cores, sons, sabores, é a representatividade de ‘um sonho intenso, um raio vívido, de amor e de esperança’. Não foram esquecidos os problemas, não estamos deixando para tras tudo o que lutamos e tudo o que temos a conquistar, no entanto continuamos sendo os mesmos de sempre, um ‘povo heroico o brado retumbante’, e nós somos uma nação, somos uma grande familia e a alegria que levamos dentro não pode ser confundida com esquecimento, ela deve brotar, porque esta alegria nos dá forças para seguir.
Somos ‘Gigante pela própria natureza, belo,forte, impávido colosso, e o nosso futuro espelha essa grandeza’, porque lutamos e lutaremos incansavelmente ‘desafiando o nosso peito a própria morte!’, mas faremos isso do nosso jeito, sem perder nossa identidade, sem perder nosso brillo, porque a copa é apenas uma forma de expressar quem somos, de colocar pra fora que desejamos ‘paz no futuro’.
Por esta razão digo que entendo a torcida gigantesca pela Copa, independente do momento vivido atualmente. Continuaremos torcendo agora e daqui há 4 anos e continuaremos lutando por uma ‘terra, mais garrida, pelos risonhos, lindos campos com mais flores, por nossos bosques com mais vida, por nossa vida no teu seio por mais amores.
‘Ó Pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!’.
Imagem: Google
Post your comment